Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.
Os Protozoários
Protozoário é uma palavra de origem grega que significa "animal primitivo". Os protozoários receberam esse nome porque, no passado, alguns deles, ao serem estudados, foram confundidos com animais.
Os protozoários são seres heterótrofos. Podem viver isolados ou formar colônias, ter vida livre ou associar-se a outros organismos, e habitam os mais variados tipos de ambiente. Algumas espécies são parasitas de seres diversos, até mesmo do ser humano.
Os protozoários são, na grande maioria, aquáticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aquários, poças, lodo e terra úmida. Há espécies mutualísticas e muitas são parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles são organismos microscópicos, mas há espécies de 2 a 3 mm. Alguns formam colônias livres ou sésseis.
Muitos protozoários apresentam orgânulos especializados em determinadas funções, daí serem funcionalmente, semelhantes aos órgãos. Suas células, no entanto, podem ser consideradas “pouco especializadas”, já que realizam, sozinhas, todas as funções vitais dos organismos mais complexos, como locomoção, obtenção do alimento, digestão, excreção, reprodução. Nos seres pluricelulares, há divisão de trabalho e as células tornaram-se muito especializadas, podendo até perder certas capacidades como digestão, reprodução e locomoção.
A célula do protozoário tem uma membrana simples ou reforçada por capas externas protéicas ou, ainda, por carapaças minerais, como certas amebas (tecamebas) e foraminíferos. Há estruturas de sustentação, como raios de sulfato de estrôncio, carapaças, calcáreas ou eixos protéicos internos, os axóstilos, como em muitos flagelados.
O citoplasma está diferenciado em duas zonas, uma externa, hialina, o ectoplasma, e outra interna, granular, o endoplasma. Nesta, existem vacúolos digestivos e inclusões.
Digestão
Nas espécies de vida livre há formação de vacúolos digestivos.As partículas alimentares são englobadas por pseudópodos ou penetram por uma abertura pré-existente na membrana, o citóstoma. Já no interior da célula ocorre digestão, e os resíduos sólidos não digeridos são expelidos em qualquer ponto da periferia, por extrusão do vacúolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopígio ou citoprocto.
Respiração
A troca de gases respiratórios se processa em toda a superfície celular.
Excreção
Os produtos solúveis de excreção podem ser eliminados em toda a superfície da célula. Nos protozoários de água doce há um vacúolo contrátil, que recolhe o excesso de água absorvido pela célula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contração brusca. O vacúolo é, portanto osmorregulador.
Tipos de protozoários
Existem várias espécies de protozoários, e elas podem ser classificadas em vários grupos. O critério mais utilizado pelos cientistas para essa classificação é o tipo de locomoção:
· Sarcodíneos ou Rizópodes- são protozoários que se locomovem estendendo pseudópodes, expansões em sua célula que atuam como "falsos pés". As amebas são um exemplo de sarcodíneo. Existem diferentes tipos de pseudopodes e, com regra geral,não existem de forma permanente nos amebóides.Podem ser “feitos e desfeitos”a todo momento.Os que ocorrem nas amebas são pseudópodes emitidos continuamente em varias direções ,podendo lembrar o aspecto ramificado de uma raiz .Por essa razão,pode-se usar para as amebas o termo rizópodes,que significa”pés em raiz”(rizo=raiz).Os pseodópoles permitem as amebas deslocarem-se em direção ao alimento,envolvendo-o e incorporando-o.Esse processo denomina-se fagocitose.
Imagem de uma ameba em microscópio eletrônico.
- Flagelados - são os que "nadam" com auxílio de flagelos (longos filamentos que vibram e permitem a locomoção). Um exemplo de flagelado é a giardíase. Os flagelados reproduzem-se assexuadamente por bipartição, que ocorre no sentido longitudinal.
Protozoários flagelados do gênero Leishmania causam a leishmaníase, doença que afeta 12 milhões de pessoas no mundo.
· Ciliados - são seres que utilizam cílios (pequenos filamentos ao longo do corpo) na locomoção, como o paramécio.Nos ciliados em geral existem duas pequenas regiões especiais na célula por onde o alimento entra e os resíduos da digestão saem que são respctivamente ,o citóstoma e o citoprocto ou citopígeo.Além disso há a existência de dois tipos de núcleo no paramécio:um maior,o macronúcleo,e um menor,o micronúcleo.O macro núcleo controla as funções vegetativas da célula e o micronúcleo controla a reprodução desses unicelulares.a reprodução assexuada nos ciliados pode ocorrer por bipartição transversal.
Ilustração (a esquerda) e microscopia eletrônica (a direita) de um paramécio.
- Esporozoários- são protozoários que não possuem estruturas de locomoção. Eles são todos parasitas e causam doenças. Entre eles está o plasmódio, causador da malária.Reprodução assexuada típica que apresenta a esporogonia.Nos esporozoários,essas células haplóides são chamadas de esporozoítos.
Células vermelhas do sangue infectados com o Plasmodium falciparum, causador da malária (nas setas)
Para um organismo que não tem estruturas de locomoção para capturar alimento, o parasitismo é uma adaptação importante, pois lhe permite sobreviver retirando do ser parasitado os nutrientes de que necessita.
Reprodução dos protozoários
A maioria dos protozoários apresenta reprodução assexuada, principalmente por cissiparidade. Mas algumas espécies podem se reproduzir sexuadamente.
Observe, no esquema abaixo, a reprodução assexuada de um paramécio:
Um paramécio dividindo-se em dois, reprodução assexuada por cissiparidade.
As algas fazem parte também dos grupos protistas
Como por exemplo, as Clorofíceas as algas verdes (clorofíceas).Podem ser unicelulares ou multicelulares.Uma alga verde muito comum no litoral brasileiro é a alface-do-mar,pertencente ao gênero Ulva.
Curiosidade:
Existem aproximadamente 60.000 espécies de seres vivos pertencentes ao reino protista.
Bibliografia:
HTTP://Reino protista (protozoários, protozoa) - biologia – infoescola
HTTP://Reino protista
Livro: biologia/editora nova geração/autor j.Laurence
Integrantes: Bruno de Medeiros, Felipe Magalhães, Jadson Floripes, Leonardo e Matheus José.
Turma: 2m5
Professora: Gisele Duval